Várias Variáveis é o quinto álbum de estúdio da banda brasileira de pop rock Engenheiros do Hawaii, produzido e lançado em 1991. O disco marcou uma sonoridade mais pesada por parte da banda, deixando a influência da música eletrônica de lado. Suas principais canções são: Herdeiro da Pampa Pobre (regravação de Gaúcho da Fronteira), Piano Bar, Sampa no Walkman (referência a Caetano Veloso e a canção Sampa) e Ando Só. Assim como o álbum anterior, O Papa é Pop, este disco também foi auto-produzido pela própria banda.
Com o fundo verde da capa, Várias Variáveis forma uma trilogia com A Revolta dos Dândis (1987, capa amarela) e Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém (1988, capa vermelha): as cores de fundo da capa do disco formam as cores da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul.
Na música “Museu de Cera”, pode-se ouvir, ao fundo, Cid Moreira, então apresentador do Jornal Nacional, dizendo “a crise do comunismo na União Soviética acabou contribuindo para a derrota do socialismo na Suécia” e, logo depois, “o Museu de Ciência de Londres…”. Esse erros e outros desse tipo foram propositais. A banda queria perfeição no álbum, mas a gravação foi bastante cansativa. Como as coisas seguiam rumos não planejados, eles consideraram os “erros” como parte do rock progressivo em que se encontravam “afundados” e, por isso, deixaram os mesmos em forma de música. Devido a isso, muitos consideram “Várias Variáveis” um dos melhores discos da banda.
Faixas:
Todas as canções compostas por Humberto Gessinger, exceto onde estiver indicado.
- “O Sonho É Popular” – 1:27
- “Herdeiro Da Pampa Pobre” (Gaúcho Da Fronteira; Vainê Darde) - 4:06
- “Sala Vip” – 4:51
- “Piano Bar” – 4:15
- “Ando Só” – 3:58
- “Quartos De Hotel” – 4:38
- “Várias Variáveis” (Humberto Gessinger; Augusto Licks; Carlos Maltz) - 0:47
- “Sampa No Walkman” – 4:24
- “Muros E Grades” (Humberto Gessinger; Augusto Licks) - 3:42
- “Museu De Cera” (Humberto Gessinger; Augusto Licks) - 4:01
- “Curtametragem” (Humberto Gessinger; Augusto Licks) - 2:02
- “Descendo A Serra” – 2:55
- “Não É Sempre” – 3:29
- “Nunca É Sempre” – 0:51
Formação:
- Humberto Gessinger: Voz,baixo,piano e midi-pedalboard
- Augusto Licks: Guitarra,violão e midi-pedalboard
- Carlos Maltz: Bateria e percussão
0 comentários:
Postar um comentário